Übi | Pizza feita em impressora 3D para astronautas
1359
post-template-default,single,single-post,postid-1359,single-format-video,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Pizza feita em impressora 3D para astronautas

Pizza feita em impressora 3D para astronautas

Projeto financiado pela NASA almeja desenvolver comida impressa em 3D para acabar com a fome no mundo

* Por Fernanda Amarante

Até alguns anos atrás, a ideia de apertar um botão e, pluft, a comida aparecer magicamente, era possível somente no desenho dos Jetsons, lançado em 1962 e super futurista. Mas isso está cada vez mais próximo de se tornar realidade, graças à versatilidade das impressoras 3D, que têm inúmeras possibilidades de aplicação, sendo que uma delas é na produção de alimentos, desde chocolates e balas a refeições completas. No início do ano, foi apresentado um protótipo de impressora capaz de produzir uma pizza, e o objetivo é levá-la para as missões espaciais.

Em 2013, a Nasa concedeu para Anjan Contractor uma bolsa de 125 mil dólares para financiar o projeto de uma impressora 3D capaz de produzir comida no espaço. O engenheiro criou um protótipo que imprime a pizza em camadas, em uma estranha forma quadrada de aparência pouco apetitosa. Mas essa é apenas uma primeira versão. O engenheiro responsável pretende desenvolver cartuchos de tinta-comida que durem 30 anos, o que é uma grande necessidade, já que algumas missões no espaço duram mesmo muito tempo. Para fazer os ingredientes durarem, o engenheiro responsável, Anjan Contractor, está pesquisando um meio de tirar toda a umidade deles e depois transformar os nutrientes, proteínas e carboidratos em pó. Para os astronautas, que dependem apenas de enlatados e liofilizados (comidas desidratadas por processo de congelamento), a possibilidade é muito atraente.

Pizza impressa em 3D

A pizza impressa em 3D é (até) apetitosa (?)

Anjan Contractor acredita que seu trabalho com a impressora 3D de comida vai além dos benefícios proporcionados à conquista do espaço e acha que também pode ajudar a acabar com a fome, já que grande parte da população vive em fome permanente, devido a problemas socioeconômicos e dificuldades climáticas e geográficas. Usada desta forma, a impressão em 3D se torna mesmo muito nobre e interessante. Basta saber se a tecnologia continuará neste caminho ou se irá para lados mais fúteis ou nocivos.

Veja acima a pizza sendo impressa (ou no link: http://youtu.be/ISXqC-YPnpc)

Fontes:

The audacious plan to end hunger with 3D Printed food 

Watch NASA’s 3D Pizza printer make a (sort of) tasty-looking pizza 

No Comments

Post A Comment