Übiq. | Entenda o que é Trend Hunting
1907
post-template-default,single,single-post,postid-1907,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Entenda o que é Trend Hunting

Entenda o que é Trend Hunting

E saiba por que a arte de desvendar tendências não é mera adivinhação

* Por Suzana Cohen

Trend Hunting é uma área que tem estado em voga e é difícil escaparmos do termo. Fala-se a todo momento das cores que serão a tendência do próximo ano, a tendência da nova estação, o que é cool e o que não é mais, quais os gadgets tecnológicos que dominarão o cenário nos anos vindouros ou os hábitos de consumo que estão mais em voga. No entanto fala-se pouco de como é possível dar uma aplicação prática a todas essas previsões. É raro também saber o que está por trás de tanta previsão e de como elas são feitas. Afinal, a arte de prever tendências não é trabalho de adivinhação, mas o resultado de pesquisas fundamentadas. Trata-se de uma área do conhecimento interdisciplinar vinculada à antropologia do consumo, à sociologia, ao marketing e a outras áreas afins.

A identificação de tendências pode trazer inúmeros benefícios a empresas de diversos setores. O produto final de um relatóro de tendências tem por objetivo ajudar empresas no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

No entanto, quando se aplica o trend hunting sem embasamento, o trabalho é de risco, na base do acerto e do erro. Muitas das vezes confunde-se tendência com modismo (ou fad, em inglês) e isso, se não devidamente mapeado, pode virar um tiro no pé.

A tendência, tem uma vida mais longa, podendo ser macro ou micro. Porém perene. A tendência segue um caminho que há probabilidade de ser alcançado. O Modismo é tipo fogo de palha. Pega rápido, mas vai embora na mesma velocidade.

Trend Alert!

Exemplo de trabalho de observação em Trend Hunting. Coletânea de fotos sobre comportamento do turista na Europa.

E quem é o trend hunter e como é o seu trabalho? O trend hunter ou coolhunter precisa ser aquela pessoa mais antenada que as outras, que transita em diferentes círculos sociais, que não está amarrada a conceitos pré-estabelecidos e está aberta à experimentação, tendo uma capacidade grande de captar pistas de cenários vindouros. É trabalho do Trend Hunter agrupar metodologia, bibliografia relevante, trabalho de campo e observação, bagagem cultural densa, pesquisas online, ferramentas de monitoramento, e, porquê não, intuição – para se chegar ao produto final, que são os relatórios de tendências.

Para tanto, é importante entender o perfil de diferentes consumidores e qual o ciclo de difusão das tendências. Existem fatores que serão relevantes para cada área de pesquisa. Na busca por tendências gastronômicas, por exemplo, o trend hunter deverá levar em consideração fatores culturais, da agricultura, dos chefs de cozinha e da saúde, para o adequado mapeamento do que vem por aí em termos de sabores. Já na análise de tendências de tecnologia, é importante se considerar a curva da inovação e estar atento ao padrão dos inovadores, além de acompanhar o caminho traçado pela ciência em termos de possibilidades, aliando a demanda dos simples mortais, ou seja: os seres humanos de um modo geral.

Em suma, a atividade de trend hunting é a profissionalização da busca incessante pelo novo de uma forma que reverta de maneira positiva – e lucrativa – às empresas.

Essa atividade te instiga? Conheça 15 elementos para serem levados em conta para se tornar um trend hunter.

*A Über Trends oferece cursos à distância de Trend Hunting. Saiba mais.

saiba o que é trendhunting

Suzana Cohen é trend hunter na Über Trends

* Suzana Cohen é publicitária, Mestre em Lingüística (discurso publicitário virtual x impresso), fundadora da Über Trends – Laboratório de Tendências e Comunicação Digital, e certificada em Trend Hunting pela Central Saint Martins – University of the Arts, de Londres. Tem mais de 10 anos de experiência com comunicação online e corporativa, sendo professora do Centro Universitário UNA de cursos de graduação e de de pós graduação de disciplimas relacionadas às novas mídias e publicidade interatival. Além de suas atividades acadêmicas, dedica-se à pesquisa em tendências de consumo na Über Trends.

 

 

 

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.