
14 fev O Céu do Ano
NOTA DO AUTOR
O CÉU DO ANO
* Por Rodrigo Dias Tarsia
O objetivo dessas notas é incentivar e facilitar o acesso ao céu às pessoas interessadas em Astronomia, através de sugestões para observação de objetos interessantes. Pensando que a maioria das pessoas não possui um telescópio, escolheremos sempre objetos visíveis a olho nu ou com binóculos (7 x 50, 10 x 50 e maiores). Isso, entretanto, não impede que os objetos celestes sugeridos não possam ser vistos com telescópios. Aliás, esperamos que aqueles que possuem telescópios estendam as listas apresentadas. Na bibliografia do curso Introdução à Astronomia, há vários livros e alguns atlas e cartas celestes que permitam essas observações.
Como as estrelas nascem todo dia cerca de quatro minutos mais cedo, uma mudança apreciável do céu só ocorre a cada três meses; por isso, faremos a descrição a que nos propomos para cada trimestre, começando em janeiro de cada ano, correspondendo aproximadamente às estações do ano verão (de janeiro a março), outono (de abril a junho), inverno (de julho a setembro) e primavera (de outubro a dezembro).
Obviamente, a quantidade de objetos que podem ser observados é muito grande, e além dos sugeridos, há muito que ver em cada constelação. Esperamos que eles possam ser explorados também.
Aguardamos sugestões, críticas e comentários sobre a facilidade ou diculdade de observação em locais iluminados ou mais escuros.
Boas noites, e bom divertimento!
Sorry, the comment form is closed at this time.