Übi | Impressão 3D de comida: conheça a Bocusini
2013
post-template-default,single,single-post,postid-2013,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Impressão 3D de comida: conheça a Bocusini

Impressão 3D de comida: conheça a Bocusini

E saiba como o mercado de alimentos pode dar uma balançada com essa tendência

A Print2Taste é uma startup alemã da área da gastronomia que está lançando no mercado uma impressora 3D de alimentos que é fácil e prática de usar. Pense numa solução para impressão 3D de alimentos que é open sourse, tem aplicativo autodidático, cartuchos prontos de recheios e cores variadas, impressora 3D com wifi e até mesmo um perfiférico para você acoplar à sua 3D printer (caso você já tenha uma!). Isso é a Bocusini.

A ideia é simples: ninguém se inspira muito em ter que quebrar a cabeça configurando uma impressora 3D e depois gastar semanas trabalhando nas misturas que darão sabor e consistência ideais às suas impressões – a não ser que você seja um entusiasta, tenha tempo de sobra e dedicação para as invenções.

Além do mais, o investimento em impressoras 3D ainda é elevado demais. Fora que as impressoras de comida servem para um único fim óbvio: imprimir comida. Para complicar ainda mais a situação, atualmente as impressões de alimentos são ineficientes em comparação com mão de obra qualificada. Ou seja, é muito luxo investir num produto que vai fazer umas poucas sobremesas hypadas com menos eficiência que uma pessoa em carne e osso maga-da-patisserie faria.

ssora 3D de alimentos prática. Fonte: www.bocusini.com

Impessora 3D de alimentos será lançada no Kickstarter. Fonte: www.bocusini.com

A Bocusini vem para o mercado com a proposta de entregar um sistema de impressão que em 15 minutos você alcança a sua primeira impressão 3D. O processo é simples: você tira a impressora da caixa, coloca o cartucho escolhido, baixa o arquivo do seu desejo e pimba! A impressão está pronta para ser executada. Trata-se de uma solução “plug and play”.

Na plataforma da Bocusini os usuários poderão encontrar ideias incríveis, incluindo receitas, preparações e instruções para servir. Além de inúmeros arquivos de impressão prontos para download. A ideia é transformar o site bocusini.com em uma plataforma colaborativa na área de impressão 3D de alimentos.

O sistema promete ainda ter uma interface com o usuário simplificada e integrada a dispositivos móveis. E o melhor: a empresa venderá cartuchos prontos de vários sabores e cores, para simplificar seu trabalho. Os usuários mais experientes, por sua vez, poderão desenvolver seus próprios cartuchos exclusivos.

Para tornar a coisa ainda mais instigante, a empresa está desenvolvendo também o Retrofit Kit, um periférico que pode ser acoplado a impressoras 3D comuns, já existentes no mercado, como as Printrbot Simple, Ultimaker 2, and Printrbot Metal. Então em vez de se gastar centenas de dólares em uma máquina que só serve para uma coisa (impressão de comida), será possível comprar um simples periférico para dar mais poder às impressoras 3D “tradicionais” já existentes. Lindo isso, não?

Curtiu? O projeto está sendo lançado hoje no Kickstarter. Veja!
Mais infos sobre o projeto você acha em: http://www.bocusini.com

Será que a tendência terá vida longa?

O QUE JÁ FALAMOS SOBRE IMPRESSÃO 3D DE COMIDA

Comida impressa em 3D, como assim?
Pizza feita em impressora 3D para astronautas.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.