Übi | Entrevista: a superlua e o melhor horário para observar o eclipse
2305
post-template-default,single,single-post,postid-2305,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Entrevista: a superlua e o melhor horário para observar o eclipse

Entrevista: a superlua e o melhor horário para observar o eclipse

O Professor Doutor Rodrigo Dias Társia responde essas e outras questões em entrevista para a Über Trends
Prof. Dr. Rodrigo Dias Társia

Prof. Dr. Rodrigo Dias Társia

No domingo, dia 27 de setembro, haverá um eclipse total da Lua em sua versão Über, a superlua, que poderá ser visto de todo o Brasil. Conversamos com o astrofísico Rodrigo Dias Társia, professor do nosso curso de Astronomia, a respeito disso e de outros assuntos fascinantes.

Ü: Professor, o que é uma superlua?
Rodrigo Társia: Superlua é o termo que se dá à lua cheia que ocorre quando a distância da Lua à Terra é no máximo maior que a distância da Lua no seu perigeu, isto é, à distância da Lua à Terra no ponto mais próximo de sua órbita.

Ü: Ouvimos dizer que o eclipse que acontecerá neste fim de semana é chamado de Lua de Sangue. Lemos também algumas notícias sensacionalistas relacionando o fenômeno ao apocalipse. Qual a razão desse nome “Lua de Sangue”?
R.T.: Lua de sangue é um termo usado para descrever a coloração vermelha que a Lua adquire durante um eclipse. essa coloração é causada pela presença de poeira na atmosfera da Terra, que transmite mais a luz vermelhada.

Ü: O que é exatamente um eclipse?
R.T: O eclipse da Lua é um fenômeno em que a Terra se interpõe entre a Lua e o Sol. Para isso acontecer, é preciso que os três astros estejam alinhados. Assim, a Lua fica na sombra da Terra.

Ü: Qual o melhor lugar para se observar o eclipse deste domingo? E o melhor horário?
R. T: O eclipse da Lua é observado em quase todo o hemisfério da Terra voltado para ela. O eclipse de 27 de setembro será visível em todo o Brasil. O melhor lugar é aquele em podemos ter acesso à Lua. Em Minas Gerais, o eclipse começa às 21 horas e 12 minutos de 27 de setembro e terminará às 02 horas e 12 minutos de 28 de setembro. Mas a fase mais interessante vai de 22h 07 m de 27 de setembro a 01h 07 m de 28 de setembro.

Ü: Há alguma recomendação para a observação?
R. T: A observação do desenvolvimento do eclipse com binóculos é muito interessante.

Ü: Qual seu ponto de vista do eclipse do próximo sábado enquanto pesquisador?
R. T: Os eclipses da Lua eram importantes para o estudo e melhoria das teorias sobre o movimento da Lua e da Terra. Atualmente, as técnicas modernas de observação tornaram o eclipse sem grande interesse, mas é um espetáculo da Natureza muito bonito.

Ü: Qual a diferença entre a astrofísica e a astronomia?
R. T: A astrofísica é um ramo da astronomia, que estuda as propriedades físicas dos astros; a astronomia é o termo mais geral que designa o estudo de, além dos temas da Astrofísica, o da posição, movimento, distâncias e outros fenômenos dos astros.

Ü: Na semana que vem inicia nosso Curso de Astronomia para Iniciantes, que vai bem além do tema eclipse. Você poderia nos dar uma prévia do que se aprende no curso? Para quem você recomenda?
R. T: O curso se destina àqueles que têm interesse em conhecer os fundamentos da astronomia, bem como de observar o céu. Nele discutiremos tópicos como a natureza e movimento dos planetas, das estrelas e da nossa galáxia, de modo mais geral.

Ü: Existe um asteróide que tem seu sobrenome (39564 Tarsia). Você poderia nos contar mais a respeito disso?
R. T: O asteróide que tem o meu nome foi descoberto por astrônomos belgas com quem tive uma cooperação estreita há alguns anos atrás. Eles se lembraram de mim quando tiveram que dar um nome a ele, o que muito me honrou.

Matrículas abertas para o curso Astronomia para iniciantes. Saiba mais. Descontos especiais para grupos de 2 ou mais pessoas.
Inscreva-se!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.