Übiq. | Comida Mash Up ou Frankenfood?
1584
post-template-default,single,single-post,postid-1584,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Comida Mash Up ou Frankenfood?

Comida Mash Up ou Frankenfood?

Nova tendência de comidas híbridas cria verdadeiras frankenfoods, que misturam dois pratos em um 

Imagine um bolo de churros. Ou um donut-croissant. Os dois já existem e dizem por aí que são deliciosos. Eles foram criados como uma proposta de se oferecer um prato diferente, fora do comum e gostoso e que ainda agradasse a todos os gostos, afinal, quem gosta de bolo vai querer e quem gosta de churros também.

BoloCookie 2

Os indecisos têm muito a agradecer ao movimento dos food trucks nos Estados Unidos, que , além de trazer comidas mais finas com um preço mais acessível para a rua, a ideia é misturar estilos e gêneros: a cozinha refinada com a popular; a cozinha típica de uma região com a de outra. Essa é, aliás, uma das principais características dessa onda atual do food trucks, junto com o impulso dado pelas mídias sociais (leia meu texto sobre os food trucks aqui). O precursor foi o Kogi Korean Barbecue, um carro que vende tacos mexicanos recheados com churrasco coreano desde 2009, criando uma grande moda em Los Angeles. Se você não tem certeza se quer comer waffle ou hamburguer, coma um waffleburguer, sanduíche que usa o waffle como pão e é vendido em São Paulo pela Waff, na Feirinha Gastronômica.

Sanduíche que troca o pão por waffles do Waff, em São Paulo. (foto: divulgação)

Sanduíche que troca o pão por waffles do Waff, em São Paulo. (foto: divulgação)

Some esse estilo de comida fusion à criatividade extrema de alguns que, não satisfeitos com um prato, tentaram melhorá-lo unindo-o a outro, criando os mash ups. Assim surgiu o cronut, que é um croissant em forma de anel, frito como um donut, que faz tanto sucesso que tem filas de dar volta no quarteirão em Nova Iorque.

No Brasil, a tendência está se difundindo rapidamente e já surgiram muitas frankenfoods. O Twelve Bistrô, em São Paulo, é famoso por sua cozinha de rabada. Também na cidade, o Santa Coxinha oferece 50 versões do salgado. No Rio de Janeiro, o Bar do Mineiro ferve de gente querendo cerveja gelada e pastel de feijoada.

As misturas são mais comuns em se tratando de sobremesas, e frequentemente aparecem doces e balas industrializados no meio. O bolo de KitKat já é hors concours e agora, o bolo de churros, com massa salpicada de canela e muito doce de leite, é onipresente no Instagram. Os brigadeiros recheados também são constantes, tem até brigadeiro recheado de bolo de cenoura, intitulado “brigacake”.

Mas brigadeiro recheado de bolo não seria na verdade um bolo de cenoura coberto com brigadeiro, tradicionalíssimo? No fim, fica a dúvida se certas misturas são mesmo necessárias ou apenas invenção de moda.

Bolo de Kit Kat, a última moda (foto e bolo: Fernanda Amarante)

Bolo de Kit Kat, a última moda (foto e bolo: Fernanda Amarante)

FRANKENRECEITINHAS

Aprenda a fazer um Brigacake de bolo de cenoura, em receita do blog Do Pão ao Caviar
Aprenda a fazer Cookies de cinnamon Rolls, receita do livro Dessert Mash-Ups
A pizzaria que faz os sabores mais estranhos do mundo

No Comments

Post A Comment