Übi | Comida Impressa em 3D, como assim?
1346
post-template-default,single,single-post,postid-1346,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Comida Impressa em 3D, como assim?

Comida Impressa em 3D, como assim?

Mais de mil asilos na Alemanha já oferecem refeições feitas em impressoras 3D a seus pacientes

O Performance, um projeto pioneiro financiado pela União Europeia, está desenvolvendo com uma impressora 3D comidas adequadas para quem tem problemas para mastigar e engolir. A empresa alemã Biozoon, que em 2010 criou o conceito de imprimir alimentos em três dimensões, já fornece refeições produzidas desse modo para cerca de 1000 asilos e casas de repouso no país.

O conceito de uma comida feita em uma impressora 3D é difícil de entender para a maioria. Legumes, carnes e grãos transformados em purês são usados como a “tinta” da impressora, que então constrói – camada por camada – até chegar no formato desejado. Com essa tecnologia, que consegue criar qualquer coisa em três dimensões, infinitos formatos podem ser alcançados. Isso permite transformar papinhas sem graça em refeições mais interessantes para aqueles com a saúde defasada e que precisam se alimentar da melhor forma possível. Os ingredientes utilizados são frescos e existe uma grande preocupação em não perder o sabor natural.

A ideia do Performance é conseguir não apenas facilitar a ingestão, mas também tornar o alimento mais apetitoso. Em breve, o processo poderá ser feito de modo personalizado, de acordo com as necessidades dietéticas e nutricionais de cada paciente. A novidade facilitou muito a rotina nesses asilos, e conforme a tecnologia for aprimorada e seu preço diminuir, passará a ajudar aqueles que estão doentes em casa também. Muitas vezes, a solução mais prática encontrada é a alimentação enteral ou a parenteral, que garantem os nutrientes através de sonda.

Fontes:

http://biozoon.de/

http://www.wired.co.uk/news/archive/2014-04/11/eu-3d-printed-food/viewgallery/333979

No Comments

Post A Comment