
13 maio Cogumelos são o novo plástico
*Por Fernanda Amarante
O cogumelo errado pode ser venenoso e até matar. Mas o cogumelo certo pode ter mil utilidades, desde ser usado como alucinógeno, como alimento, remédio, e agora é até utilizado no desenvolvimento de uma material incrível feito para substituir o plástico e isopor.
Criado por uma empresa americana chamada Ecovative, o “Mushroom Material” é feito a partir de fungos e resíduos de agricultura (como pés de milho secos, cascas de sementes, etc). É absolutamente renovável, biodegradável, resistente ao fogo, vapor e à umidade e ainda funciona como isolante térmico e acústico. Ao trabalhar com os micélios, verdadeiros emaranhados de filamentos que servem de mecanismo de sustentação e absorção de nutrientes para os fungos, cientistas perceberam que além de ter uma textura grudenta, eles se unem a qualquer superfície e se desenvolvem com extrema rapidez. Adicionando algum tipo de resíduo de agricultura, tem-se então o “material de cogumelo”, com textura de uma densa espuma.
Para a produção dessa espécie de polímero gasta-se pouquíssima energia e ainda se pode dar prioridade à uma produção local, usando resíduos de cada lugar onde ele for produzido, por exemplo, na China pode-se usar resíduos de plantações de arroz, no Brasil de cana, e por aí vai. É uma ideia muito ecológica e moderna, basta apenas a população não ter preconceitos. Über cool.
Não perca:
Veja a rapidez do crescimento dos micélios em laboratório, é incrível!
Assista a um Ted Talk de Eden Bayer sobre o assunto:
Sorry, the comment form is closed at this time.