Übiq. | Carta aos amigos, apresentando a Über
946
post-template-default,single,single-post,postid-946,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Carta aos amigos, apresentando a Über

Carta aos amigos, apresentando a Über

Imagine um lugar que agrupe várias vertentes de atuação em um único ambiente? Pois bem, essa é a Über.

Trata-se de um projeto pessoal que finalmente saiu do papel após um período de maturação. Já havia algum tempo que pesquisava a viabilidade da ideia – inicialmente mirabolante – de uma agência de trend hunting, mas que tivesse outras vertentes de atuação. O conceito veio de uma série de pesquisas e é a fusão de alguns conceitos já existentes no mercado, aliados a outros mais inovadores e concebidos em um só local. Após uma busca – nada fácil – pelo ambiente ideal para a execução do plano, aconteceu uma conjunção cósmica. Sabe dessas coisas de estar no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa?

Poisé, com a Über foi assim.

As ideias pulsantes precisavam sair do papel. E antes que me desse conta, aqui estava eu, nesse lindo espaço, me sentindo como uma espécie de “Pequeno Príncipe” numa grande missão. Executá-la sozinha não seria nada fácil. No entanto, de pouquinho em pouquinho, e com ajuda de pessoas fundamentais, a coisa vem ganhado forma.

A agência foi criada na busca por um habitat com temperatura e pressão ideais para o florescimento da criatividade, para a pesquisa em tendências e para a difusão do conhecimento.

A Über é essencialmente uma agência de comunicação e tendências; uma escola livre de cursos relacionados a comunicação, criatividade, ciência, tecnologia e arte; uma galeria e uma loja colaborativa. Oi? Isso tudo?

É isso mesmo.

Peraí que explico melhor. A Über é um laboratório em que são desenvolvidos trabalhos de comunicação e de pesquisa na busca por tendências de consumo, o que é também conhecido como Trend Hunting ou Cool Hunting. Muitos irão me perguntar se abandonei a comunicação corporativa e digital. E a minha resposta é não. O meu trabalho de trend hunting está muito focado (apesar de não exclusivamente) em questões comportamentais relativas ao uso da tecnologia. Considero essa nova vertente de atuação como uma evolução, uma nova etapa na minha busca pelo conhecimento e na análise crítica do consumo e hábitos em uma sociedade contemporânea cada vez mais conectada.

Além disso, são oferecidos aqui cursos de diversas áreas do conhecimento, principalmente aqueles relacionados à tecnologia, comunicação, criatividade e arte. A decisão por essa vertente está diretamente relacionada à minha experiência enquanto professora universitária e na minha busca por um ideal na transmissão de conhecimento de forma contemporânea e informal, vinculado também à vivência no mundo real. Por vezes é importante desacelerar e colocar os pés no mundo real, respirar fundo e se sentir vivo. Além disso é a oportunidade e a obrigação da busca permanente pelo novo e de forma profunda, para ser passado adiante.

O espaço tem ainda infraestrura para a realização de exposições e pequenos eventos, como lançamentos de livro, saraus e pocket shows. As manifestações artísticas e culturais são cruciais para o florecimento de tendências. Quero, portanto, tê-las por perto neste laboratório.

A Über é também uma loja. O objetivo é agregar nesse espaço novos designers e estilistas, produtos exclusivos e outros über-cool. Enquanto um laboratório de tendências, estou a procura de novos talentos, buscando entender o que tem saída e dar visibilidade ao trabalho desses profissionais.

Por fim, uma das filosofias da Über está vinculada ao futuro do capitalismo e do consumismo frente a questões sócio-ambientais. É um pensamento construido de uma sociedade pós capitalista, mas isso fica para uma outra hora.

Espero vocês aqui para um alô, um bate-papo, um “good idea salon” ou um happy hour. Lembrando que estou aberta a parcerias que sejam frutíferas para ambas as partes e que estejam em sintonia com a filosofia da Über. Se tiver uma ideia, chegue chegando! Quem sabe a gente não viabiliza isso?

Beijos, abraços e força para um ano de muito trabalho e aprendizado!

Sü Cohen

Ah, curte a Über lá no facebook http://www.facebook.com/ubertrends

No Comments

Post A Comment