Übi | Black Friday e uma receita de petit gateau incrível
1686
post-template-default,single,single-post,postid-1686,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Black Friday e uma receita de petit gateau incrível

Black Friday e uma receita de petit gateau incrível

Nosso petit gateau é Thanksgiving Inspired: é de abóbora 

* Por Fernanda Amarante

Desde o início de novembro, não se fala em mais nada a não ser na tal Black Friday. Uma data absolutamente comercial, a Black Friday é o dia em que o comércio abre às quatro da manhã e oferece descontos de até 80% em milhares de produtos. Criada nos Estados Unidos, ela acontece no dia depois do Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças, e abre a temporada de festas de fim de ano, e de compras.

Se já não bastasse o Natal, os Dias dos Pais, Dia das Mães e todas as datas comemorativas super comerciais, agora temos que encarar a tal Sexta Feira Negra no Brasil. Aqui, as promoções foram realizadas pela primeira vez em 2010, e foram tomando espaço desde então, mas a grande maioria se tratava de verdadeiras fraudes em que as lojas aumentavam o preço dos produtos para depois oferecer descontos. Este ano, o Procon e outros órgãos fiscalizadores estão mais atentos, então se é do seu interesse, aproveite para comprar coisas que você realmente precisa e não se iluda  com a sedução dos descontos pois pode acabar com tranqueiras que nunca vai usar.

O Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é comemorado Nos Estados Unidos na quarta quinta-feira de novembro, em honra da primeira celebração que os chamados Peregrinos fizeram em 1621, depois de sua primeira colheita no Novo Mundo. Dizem que o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é o feriado em que mais se come nos Estados Unidos, ganhando até do Natal. As famílias se reúnem e uma grande ceia é servida e em todo o país é tradicional comer peru,  purê de batata, batatas doces e molho de cranberry. Todos esses são pratos feitos com ingredientes que são ou nativos ou trazidos pelos imigrantes. A sobremesa costuma variar um pouco mais de acordo com o gosto de cada família e a disponibilidade de ingredientes, mas as mais populares são as tortas de abóbora, de maçãs e de pecãs.

No Brasil só temos este tipo de comemoração familiar no Natal, mas não seja por isso. Em uma homenagem ao Dia de Ação de Graças, criamos uma receita que agradará o paladar mais refinado, é feita com um ingrediente típico do outono norte-americano, o petit gateau de abóbora. Veja a receita abaixo.

Petit gâteau de abóbora

(rende 5 unidades)

Ingredientes:
100g de manteiga
70g de açúcar refinado
50g de farinha de trigo
2 gemas
2 ovos inteiros

Finalização:
Chantilly

Modo de preparo
Unte e enfarinhe as cinco forminhas para petit gateau, de preferência as de alumínio.
Derreta ligeiramente a manteiga no microondas. Junte 200g do doce de abóbora reservado à manteiga derretida no microondas e misture bem. Adicione os ovos e as gemas e mexa bem, sem bater. Incorpore o açúcar refinado e a farinha peneirada. Misture até adquirir massa homogênea. Encha ¾ das forminhas com essa massa (mais que essa quantidade pode ser arriscado de derramar). Asse os petit gâteaux em forno pré-aquecido (240 graus) por aproximadamente 10 minutos. Eles devem ter ainda um pequeno “olho”, que mostra a massa ainda mole no centro. Coloque as forminhas em uma vasilha com água gelada, para parar o cozimento. Aí, passe uma faca em volta dos bolinhos, para soltá-los. Solte diretamente no prato em que vai servir, e peneire um pouco de açúcar por cima. Se quiser sirva com sorvete.

(Fotos e receita: Fernanda Amarante)

 

No Comments

Post A Comment