O céu do outono

*Por Rodrigo Dias Tarsia

Este é o segundo texto de uma série de quarto, sobre o céu do ano.

Neste artigo você aprenderá a observar o céu do outono, cujas constelações mais interessantes são: Cancer, Leo, Virgo, Puppis, Coma Brerenicis, Corvus, Crater, Hydra, Centaurus, Crux e Musca.

Leia o artigo completo clicando aqui. Estamos disponibilizando um arquivo em PDF, que poderá ser baixado para o tablet, facilitando a leitura.

Se você tem interesse em fazer um de nossos cursos sobre Astronomia, Astrofísica, Instrumentação Astronômica e Fotografia Astronômica,  entre em contato com o prof. Aba Cohen, diretor de cursos da Über Trends – Übï pelo email [email protected]

 

 

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é o novo curso que estamos lançando, com início previsto para abril.

Inscrições ao final desta página.

O desenvolvimento tecnológico avança em passos largos, numa curva exponencial. Estamos no ponto de virada para um avanço cada vez maior na inteligência artificial. A cada dia vemos a tecnologia avançando cada vez mais, seja através de carros autônomos, tradutores online, recursos em nossos celulares, dentre outros, que podem representar, inclusive uma ameaça aos empregos da atualidade. Mas isso é apenas a ponta do iceberg do que vem por aí. Estudos indicam que em um prazo de aproximadamente 30 anos teremos computadores com a capacidade do cérebro humano, ou seja, capaz de realizar qualquer tarefa que o ser humano é capaz. E para a super inteligência artificial (ASI) extrapolar a nossa capacidade será um pulo. Neste curso você ficará a par dos estudos da área, o que é realidade, o que é ficção, o que é singularity, dentre outras terminologias, e – o mais importante – discutiremos como devemos nos preparar para este futuro próximo. Interessou? Inscreva-se preenchendo o forumulário abaixo.

Professor
Prof. Dr. Adriano Veloso – Pós-Doutor, Cornell University, 2013.

Adriano Veloso possui doutorado (UFMG, 2009), e pós-doutorado (Cornell, 2013) em Ciência da Computação. É professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG desde 2009, onde coordena os grupos de Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural. Já publicou mais de 120 artigos científicos relacionados à teoria e algoritmos de Aprendizado de Máquina, e é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências desde 2012.

Programa

O Começo Animador (módulo 1)
-Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.
-Programação vs. Aprendizado de Máquina.
-Tipos de Aprendizado.
-Inspiração biológica.
-O Perceptron.
-Máquinas que aprendem por tentativa e erro.
-Limitações do Perceptron.
-A Década Perdida.O Ressurgimento (módulo 2)
-O advento da teoria.
-Erro empírico e erro esperado.
-Generalização.
-Eventos possíveis, eventos prováveis.
-Engenharia de características.
-Indução por minimização de erro empírico.
-Árvores de Decisão.
-A Navalha de Occam. Regularização.
-Vetores de Suporte.
-Redes Neuronais Artificiais. Perceptrons de Múltiplas Camadas.
-Boosting. Bagging.

Aprendizado Profundo (módulo 3)
-Abundância de dados. Disponibilidade de computação.
-Redes Profundas.
-Pré-Treino e Ajuste Fino.
-Redes Auto-Associativas. Codificação e Decodificação.
-Transferência de Aprendizado. Adaptação de Domínios.
-Aprendizado de Representações.
-Redes de Convolução.
-Redes Recorrentes.
-Redes Adversariais.

Computação Cognitiva (módulo 4)
-Processamento de Linguagem Natural.
-Reconhecimento de Emoções.
-Reconhecimento de Objetos.

Tendências (módulo 4)
-Singularidade Tecnológica.
-Sociedade.
-Empregos e Cadeia de Produção.

Informações Gerais
Aulas às quartas a noite – 19h às 22h15
Valor para pré-inscricões: R$400,00
Início previsto para 12/04
Curso de atualização.
Público-alvo: profissionais de quaisquer áreas de atuação que tenham o desejo de entender sobre o assunto.
Pré-requisito: superior (incompleto).

Descobertos novos planetas com potencial de água no estado líquido

Por Rodrigo Dias Társia

Em maio de 2016, astrônomos que operavam o “Transiting Planets and Planetesimals Small Telescope” (TRAPPIST) anunciaram a descoberta de três planetas em torno da estrela Trappist-1 , situada a 40 anos-luz de nós. Esse número de planetas acaba de ser aumentado para sete com as observações feitas pela NASA com o Telescópio Spitzer (que trabalha no infravermelho) e com os telescópios do Observatório Europeu Austral (ESO) Trappist-sul e o Very Large Telescope (VLT) em Cerro Paranal, ambos no Chile.

Os planetas, de tamanho semelhante aos da Terra e Vênus, foram designados por Trappist b, c, d, e, f, g, h de acordo com a distância à estrela. O método utilizado para as observações foi o de trânsito do planeta em frente da estrela, o que causa a diminuição do brilho da estrela. A figura abaixo mostra os registros desses trânsitos.

Trappist b, c, d, e, f, g, h

 

As falhas finas no registro do brilho são causadas pelos trânsitos dos planetas, devidamente identificados no gráfico. Ao lado figura uma amostra das órbitas deles, que não são muito maiores que a dos satélites Galileanos de Júpiter. Os planetas têm órbitas muito próximas da estrela.

A estrela Trappist-1 é uma estrela anã, com apenas 8% da massa do Sol (ligeiramente maior que o planeta Júpiter), situada na constelação de Aquarius. O pequeno tamanho e a baixa temperatura da estrela parece indicar que os planetas Trappist c, d e f recebem uma quantidade de energia da estrela muito semelhante à que Vênus, Terra e Marte, respectivamente, recebem do Sol.

Os sete planetas PODEM SER candidatos a possuírem água na forma líquida (mas atenção! Isso é ainda uma especulação!!!!). Entretanto, devido à proximidade à estrela, os modelos de clima usados atualmente parecem indicar que os planetas b, c e d são provavelmente muito quentes para terem água líquida, com exceção em uma pequena parte da superfície. Já os planetas e, f, g teriam grande probabilidade de possuírem água líquida, além de ocuparem uma zona propícia à vida (como nós a conhecemos). A distância planeta h não é bem determinada, mas parece que ele está muito distante e frio para ter água líquida.

O interesse despertado pela descoberta está no fato de a estrela, embora fraca em brilho, estar muito perto do Sol, sendo um objeto muito atraente para estudos com futuros telescópios espaciais de maior porte, embora o Hubble já tenha começado a pesquisar atmosferas desses planetas.

Matrículas abertas para o curso de iniciação à astrofísica, ministrado pelo professor Rodrigo Dias Tarsia, com início previsto para Março/2017. Saiba mais!

O Céu do Ano

Estamos lançando a série de artigos “O céu do ano”, proposta e editada pelo astrofísico Rodrigo Dias Tarsia, que traz informações de interesse de quem aprecia observar o céu noturno ou mesmo de astrônomos amadores principiantes. Publicaremos aqui quatro textos sobre o céu em diferentes estações. O primeiro texto é sobre “O Céu do Verão”, que poderá ser acessado clicando aqui.

Nesta seção também captamos nomes e emails de interessados em participar de turmas de cursos oferecidos pela Über Trends – Übï contemplando assuntos sobre Exoplanetas, Astronomia, Astrofísica, Instrumentação Astronômica e Fotografia Astronômica. Os interessados deverão entrar em contato com o prof. Aba Cohen, diretor de cursos da Über Trends – Übï pelo email [email protected]

 

No momento estão abertas as inscrições para o curso “Introdução à Astrofísica”, ministrado pelo prof Rodrigo Dias Tarsia, a ocorrer às 3as-feiras a partir do dia 14/03. Veja o programa e inscreva-se aqui.

 

NOTA DO AUTOR
O CÉU DO ANO

* Por Rodrigo Dias Tarsia

O objetivo dessas notas é incentivar e facilitar o acesso ao céu às pessoas interessadas em Astronomia, através de sugestões para observação de objetos interessantes. Pensando que a maioria das pessoas não possui um telescópio, escolheremos sempre objetos visíveis a olho nu ou com binóculos (7 x 50, 10 x 50 e maiores). Isso, entretanto, não impede que os objetos celestes sugeridos não possam ser vistos com telescópios. Aliás, esperamos que aqueles que possuem telescópios estendam as listas apresentadas. Na bibliografia do curso Introdução à Astronomia, há vários livros e alguns atlas e cartas celestes que permitam essas observações.

Como as estrelas nascem todo dia cerca de quatro minutos mais cedo, uma mudança apreciável do céu só ocorre a cada três meses; por isso, faremos a descrição a que nos propomos para cada trimestre, começando em janeiro de cada ano, correspondendo aproximadamente às estações do ano verão (de janeiro a março), outono (de abril a junho), inverno (de julho a setembro) e primavera (de outubro a dezembro).

Obviamente, a quantidade de objetos que podem ser observados é muito grande, e além dos sugeridos, há muito que ver em cada constelação. Esperamos que eles possam ser explorados também.

Aguardamos sugestões, críticas e comentários sobre a facilidade ou diculdade de observação em locais iluminados ou mais escuros.

Boas noites, e bom divertimento!

O Céu do Verão

* Por Rodrigo Dias Tarsia

Este é o primeiro texto de uma série de quarto, sobre o céu do ano.

O céu do verão contém as constelações mais belas, assim como muitas atrações como aglomerados abertos, estrelas duplas, nebulosas difusas. A riqueza do céu se deve ao fato da Via Láctea ser visível durante a noite, percorrendo o céu desde Perseus até Puppis, enchendo-o de estrelas de magnitude 1 e 2, bem como de outras com cores variadas, muitas delas próximas uma da outra, oferecendo contraste de cor quando observadas com binóculos.

Leia o artigo completo clicando aqui. Estamos disponibilizando um arquivo em PDF, que poderá ser baixado para o tablet, facilitando a leitura.


No momento estão abertas as inscrições para o curso “Introdução à Astrofísica”, ministrado pelo prof Rodrigo Dias Tarsia, a ocorrer às 3as-feiras a partir do dia 14/03. Mais informações e inscrições online acesse www.ubertrends.com.br/cursos

III Über Market de Carnaval

Alalaô-ô-ô! Vem aí o III Über Market de Carnaval! Que soem os tamborins, que afinem as cuícas, que clamem por Clóvis Bornay!

Neste ano teremos mais uma vez em cartaz uma lojinha de adereços para você se equipar para o carnaval com as fantasias e acessórios mais lindos e autorais que já viu! Dê um chega pra lá nos xing-ling e venha se purpurinar com a gente!

Estamos, como de costume, com a chamada aberta para expositores. Neste ano estamos preparando também uma programação de oficinas e exposições. Se você tem uma marca que tem tudo a ver com nossa proposta de carnaval, se você tem uma oficina bárbara que se adequa ao tema carnavalesco, se você tem uma exposição malemolente e cheia de ginga, inscreva-se! Preencha o formulário abaixo, que a gente entra em contato se você for selecionado.

 

Curso: Trendhunting, Indústrias Criativas e Inovação 2017

Inscrições abertas! Formulário ao final desta página.

O QUE É?

Este curso, que encontra em sua segunda edição, busca elucidar temas contemporâneos das indústrias criativas e da inovação, apresentando metodologia de pesquisa de tendências de comportamento e consumo (trendhunting) como uma forma de mapear possíveis caminhos a serem seguidos no empreendedorismo criativo.

POR QUE É IMPERDÍVEL?

A indústria criativa tem ganhado importância no mundo, pelo fato de movimentar a economia, gerar emprego e dar possibilidades ao pequeno empreendedor que – a partir da criatividade (um bem inesgotável) – pode achar soluções incríveis e nadar contra a correnteza da crise.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Neste curso, serão debatidas temáticas que giram em torno dos impactos da inovação na sociedade e a compreensão do espírito do tempo. Para tanto, será apresentada uma introdução ao estudo de tendências, um tema novo no âmbito acadêmico, que tem ganhado relevância pela sua importância de mercado e multidisciplinaridade.

PARA QUEM É?

Pessoas do universo das indústrias criativas de áreas como publicidade, design, moda, entretenimento, software, games; startups; Empreendedores e qualquer interessado na temática do curso.

Requisitos: Desejável ter nível superior (completo ou incompleto).

RESUMINHO*

• Players do mercado de trendhunting;
• O conceito de tendência: o que é?
• Como identificar tendências, interpretação de cenários;
• O que é o cool;
• Macro Tendências, Micro Tendências, Cool Examples;
• Economia Criativa e tendências;
• Políticas e Cases;
• Startups e Inovação;
• Tendências e Empreendedorismo.

QUEM VAI ENSINAR?

SUZANA COHEN, Doutoranda em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Linguística (Análise do Discurso publicitário virtual) e formada em Publicidade e Propaganda. É idealizadora e fundadora do espaço criativo Über Trends/ übï, tem 8 anos de experiência como professora Universitária e é Managing Editor na plataforma internacional Trends Observer. Mora atualmente em Lisboa, onde desenvolve doutorado sobre tendências na indústria criativa, com enfoque na inovação tecnológica.

QUANTO CUSTA?
R$400,00

QUANDO SERÁ?
13 a 16/02/2017 (segunda a quinta)
de 19h às 22h.

ONDE ME INSCREVO?
Logo abaixo. Nesta mesma página.

INFORMAÇÕES:
[email protected]

* Enquadramento científico aplicado sob a supervisão de NELSON PINHEIRO, Professor Doutor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista e responsável pela área de Estudos de Tendências; coordenador científico do Trends Observer, plataforma internacional de pesquisa em tendências.

Curso: Trendhunting, indústrias criativas e inovação

Inscrições abertas!

O QUE É?

Este curso, que encontra em sua primeira edição, busca elucidar temas contemporâneos das indústrias criativas e da inovação, apresentando metodologia de pesquisa de tendências de comportamento e consumo (trendhunting) como uma forma de mapear possíveis caminhos a serem seguidos no empreendedorismo criativo.

POR QUE É IMPERDÍVEL?

A indústria criativa tem ganhado importância no mundo, pelo fato de movimentar a economia, gerar emprego e dar possibilidades ao pequeno empreendedor que – a partir da criatividade (um bem inesgotável) – pode achar soluções incríveis e nadar contra a correnteza da crise.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Neste curso, serão debatidas temáticas que giram em torno dos impactos da inovação na sociedade e a compreensão do espírito do tempo. Para tanto, será apresentada uma introdução ao estudo de tendências, um tema novo no âmbito acadêmico, que tem ganhado relevância pela sua importância de mercado e multidisciplinaridade.

PARA QUEM É?

Pessoas do universo das indústrias criativas de áreas como publicidade, design, moda, entretenimento, software, games; startups; Empreendedores e qualquer interessado na temática do curso.

Requisitos: Desejável ter nível superior (completo ou incompleto).

RESUMINHO*

• Players do mercado de trendhunting;
• O conceito de tendência: o que é?
• Como identificar tendências, interpretação de cenários;
• O que é o cool;
• Macro Tendências, Micro Tendências, Cool Examples;
• Economia Criativa e tendências;
• Políticas e Cases;
• Startups e Inovação;
• Tendências e Empreendedorismo.

QUEM VAI ENSINAR?

SUZANA COHEN, Doutoranda em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Linguística (Análise do Discurso publicitário virtual) e formada em Publicidade e Propaganda. É idealizadora e fundadora do espaço criativo Über Trends, tem 8 anos de experiência como professora Universitária, sendo atualmente professora convidada de disciplinas relacionadas a tendências, indústria criativa e inovação na Universidade de Lisboa e é Managing Editor na plataforma internacional Trends Observer. Mora atualmente em Lisboa, onde desenvolve doutorado sobre tendências na indústria criativa e na inovação.

PLUS: bate-papo com FERNANDO DOLABELA, uma das grandes referências brasileiras em empreendedorismo.

FERNANDO DOLABELA é criador de um dos maiores programas de empreendedorismo no Brasil, sendo sua metodologia amplamente aplicada no Brasil e no mundo, inclusive pela ONU. Palestrante em cerca de 800 eventos no Brasil e keynote Speaker em mais de 50 eventos internacionais, inclusive na ONU-UNIDO em Viena e ONU-UNCTAD em Genebra. Publicou 15 livros, entre eles o best-seller “O segredo de Luísa”, com mais de 300 mil cópias vendidas. É o autor brasileiro mais referenciado nos trabalhos acadêmicos no Brasil. Colunista da rádio BandNews – MG, desde abril de 2011, com mais de 400 colunas publicadas.

QUANTO CUSTA?
R$400,00

QUANDO SERÁ?
24 (seg), 25 (ter), 26 (qua) e 28/10 (sexta)
de 19h às 22h.

ONDE ME INSCREVO?
Logo abaixo. Nesta mesma página.

INFORMAÇÕES:
[email protected]

* Enquadramento científico aplicado sob a supervisão de NELSON PINHEIRO, Professor Doutor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista e responsável pela área de Estudos de Tendências; coordenador científico do Trends Observer, plataforma internacional de pesquisa em tendências.

5º Über Market

Chamada para expositores

Vem aí o 5º Über Market! Se você tem uma marca de produtos que considera cool, preencha o formulário abaixo e inscreva-se! Estamos em busca de produtores preferencialmente locais que tenham uma pegada criativa maravilinda.

As marcas inscritas passarão pelo crivo de uma curadoria de especialistas em pesquisa de tendências e em breve divulgaremos as marcas selecionadas.

A próxima edição do Market acontece no dia 22 de outubro, sábado, de 11h às 18h. Reserve a data na agenda e nos vemos em breve!

Local: Über Trends – Rua Germano Torres, 6 – Carmo – Belo Horizonte/MG
Data: 22/10
Horário: 11h às 18h
Informações: [email protected]

 

Curso: O estranho véu que encobre a realidade

O Estranho Véu que Encobre a Realidade é um curso que busca apresentar e discutir as quebras de paradigma da física e da cosmologia que, ao longo do tempo vieram transformando misteriosas e obscuras propostas em revolucionárias descobertas.

Dentre outros pontos o curso põe em discussão diversos aspectos do que se entende como “realidade” e traz à tona os aspectos  obscuros das teorias físicas vigentes. O curso busca despertar a reflexão sobre o futuro das descobertas científicas e o que acontecerá quando comportamento humano e física se interligarem. Instigante!

Criado e ministrado pelo Professor Doutor Aba Cohen, este curso dá continuidade ao já celebrado Einstein no Terceiro Milênio. Ao trazer discussões da física para a Über Trends, buscamos elevar o ponto de atenção da pesquisa de tendências para um paramar interdisciplinar e de vanguarda.

A próxima turma tem início previsto para agosto e as aulas serão sempre às quartas, das 19h às 22h. O curso é voltado para aqueles que já têm um conhecimento prévio de física contemporânea. Valor: R$400,00 (descontos para ex-alunos e matrículas antecipadas até 02/08).

Para maiores informações e inscrições, clique aqui.