Seu próximo celular pode ter a bateria feita com cogumelos

*Por Fernanda Amarante

Pesquisadores da Universidade de Riverside, na Califórnia, criaram uma bateria feita com cogumelos. A novidade deve ser disponibilizada ao mercado em alguns anos. As baterias produzidas com fungos são baratas, eficientes e biodegradáveis, um enorme avanço em relação às  que usamos atualmente.

Os cogumelos entram como substitutos do grafite sintético utilizado no processo. Em busca por um material poroso, os pesquisadores chegaram aos cogumelos do tipo portobello, muito comumente usados na culinária. A porosidade permite espaco para os íons de lítio se moverem e para sua energia ser armazenada. E como esses fungos apresentam alta concentração de sal de potássio, ao longo do tempo vão surgindo mais poros, aumentando sua capacidade de armazenamento e criando uma pilha que, de fato, melhora com o tempo.

Apesar da tecnologia ainda estar em fase de desenvolvimento, é uma ótima notícia para o mundo dos gadgets, que podem vir a ter baterias melhores e menores em breve.

Esse não é o primeiro uso inovador de fungos. Como falamos em um post recente, já são produzidos polímeros à base do material, que daí pode ser usado para uma vastidão de fins, como a construção. Funciona no risoto, pra fazer paredes e até como fonte de energia. Über cool.

Leia nossa matéria sobre o material parecido com um plástico feito com cogumelos: http://www.ubertrends.com.br/cogumelos-sao-o-novo-plastico/